Primeiro o tio explica: "KKK" é uma onomatopeia que significa risada na rede social, principalmente em mensagem de texto. E onomatopeia, o que é? É uma figura de linguagem na qual se reproduz um som por meio de fonemas. Como o "KKK" acima. Mas, vejamos...
Isto posto, meus/minhas nobres, precisamos falar sobre o "ritual" que policiais militares do 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) fizeram em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Eles gravaram um vídeo no qual aparece uma cruz em chamas e gestos com braços estendidos que se parecem saudação nazista. O vídeo foi apagado.
Em algumas postagens chegaram a colocar o "KKK" que, como dito acima, significa "risada" (o que há de graça?). Mas com tudo o que apresentaram, também lembra o nome de uma organização supremacista branca americana chamada Klu Klux Klan .
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) até agora não abriu o bico sobre a polêmica. Mandou, com certeza, a Secretaria de Segurança Pública se pronunciar:
“A Polícia Militar é uma instituição legalista e repudia toda e qualquer manifestação de intolerância. Assim que tomou conhecimento das imagens, a Corporação instaurou um procedimento para investigar as circunstâncias relativas ao caso. A Corporação não compactua com desvios de conduta e reforça que qualquer manifestação que contrarie seus valores e princípios será rigorosamente apurada e os envolvidos responsabilizados”.
O comando da Polícia Militar também distribuiu uma nota:
"A PM nega que o ritual tenha qualquer associação a ideologias de natureza religiosa, racial ou política. [...] A ideia era representar simbolicamente a superação dos limites físicos e psicológicos enfrentados ao longo da instrução”.
Tudo bem que possa haver um "ritual", quem sabe, de iniciação. Mas precisa ser com tanto "estardalhaço"? Com tanta demonstração de "truculência"?
E é complicado acreditar na "boa vontade" de uma instituição que é considerada uma das mais violentas do país; que já jogou um motoqueiro de cima de uma ponte (ainda bem que ele sobreviveu...) e que atira antes e faz perguntas depois...