segunda-feira, 14 de abril de 2025

LUTO NA LITERATURA: A MORTE DE MÁRIO VARGAS LLOSA

                                                



     Llosa foi ( É, porque a obra é eterna...) um dos principais escritores latinos. Ganhador do Prêmio Nobel de 2010, estava com 89 anos. O peruano também recebeu outras premiações: Cervantes, Príncipe de Astúrias das Letras, Prêmio Nacional de Novela do Peru, Biblioteca Breves, Rômulo Gallegos e o da Crítica Espanhola.
    Jorge Mario Pedro Vargas Llosa teve suas obras traduzidas para 30 idiomas. Nasceu em Arequipa em 28 de março de 1936 e morreu em Lima nesse 13 de abril de 2025. Também foi jornalista, ensaísta, professor universitário e político.
    Na juventude, tinha simpatia pelo socialismo e admirava Fidel Castro e a revolução cubana. Com o passar do tempo acabou se tornando conservador-liberal. Em 1990 se candidatou à Presidência do Peru por uma coligação de centro-direita. Perdeu, veja só, para Alberto Fujimori.
    Escreveu 21 livros de ficção, entre eles "O Sonho do Celta" com o qual recebeu o Prêmio Nobel em 2010.Para o teatro escreveu 5 peças. Também é autor de 16 ensaios e um livro de memórias: "El pez en el água", de 1993.
    Entre as frases que deixou, está essa:

    "Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.