domingo, 13 de abril de 2025

ARMÍNIO FRAGA SUGERE CONGELAR SALÁRIO MÍNIMO POR 6 ANOS E "TOMA PEDRADA" DE TODO LADO

                                      

                                                 





    O economista deu uma sugestão, no mínimo, polêmica: Congelar, por seis anos, aumentos reais do salário mínimo, ou seja, aquela "quirera a mais" que o governo dá além da reposição da inflação. Motivo? Para Armínio Fraga, isso conteria os gastos públicos no país, especialmente em previdência. Solução mágica!
    O problema é que ganho real do salário mínimo é uma promessa de campanha do presidente Lula (PT). Presidente do Banco Central num período do governo FHC (1999-2003), Fraga fez a declaração no Brazil Conference realizada nos EUA nesse fim de semana.
    Curioso que, milionários, ricos ou quem recebe salários gordos, sempre buscam uma solução com ideias que ferram os mais pobres ou os muito pobres. Cortar aumento no salário mínimo (no salário mínimo!) é uma maldade sem fim! Por que não... taxar os mais ricos? Se o problema é aumentar a arrecadação pública e melhorar o caixa do governo...
    Armínio Fraga Neto é brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 1957. Ele também tem a nacionalidade americana. É sócio-fundador da Gávea Investimentos. A participação no Conselho Internacional do banco JP Morgan ajudou-o a ganhar projeção no mercado. Também foi vice-presidente do banco de investimentos Salomon Brothers, em Wall Street, Nova York, entre outros cargos de comando internacionais.
    Mas... afirmar que o salário não deve ter ganho real fez com que recebesse uma enxurrada de críticas. O jornalista Gerd Wenzel, por exemplo, bateu pesado na rede social: