Enquanto as maiores forças do futebol europeu "se digladiam" com mais frequência, mantendo o esporte bretão num nível elevado, o Brasil só "rema para os lados". Às vezes "até para trás"... Por aqui, nossos adversários mais fortes são a Argentina (faça-se justiça, atual campeã mundial, com méritos!), Uruguai e Colômbia, pela ordem.
Os argentinos e Uruguaios têm qualidade e mais tradição. Ao lado dos brasileiros, também são campeões mundiais. São adversários que ainda testam o nível da seleção canarinho. Mas nem sempre dá pra jogar contra eles. De vez em quando, nosso time nacional ainda se enrosca no Chile, no Peru, no Equador... e a altitude na Bolívia? Que medo!
Nesse domingo acompanhei como pude três jogaços pela Liga das Nações: Alemanha x Itália; Espanha x Holanda; e França x Croácia. Vi o jogo da Alemanha e compactos e cobranças de pênaltis das partidas da Espanha e da França. Alemães, espanhóis, franceses e portugueses avançaram para a semifinal. Portugal também passou nos pênaltis. Foi contra a Dinamarca.
Com seleções de alto nível se enfrentando, foram jogos de qualidade técnica, além de muita raça e busca pelo resultado até o apito final. Nada daquela "arrogância canarinho" de que "podemos resolver o jogo quando quisermos"...
Para uma equipe alcançar os melhores resultados e a excelência técnica, é preciso enfrentar as melhores. Só assim descobrimos em que nível estamos e o que é preciso fazer para alcançarmos o objetivo maior que é ser, claro, campeões.
E a disputa de amistosos com os europeus ficou (ainda) mais difícil depois que foi criada a Liga das Nações. Com isso, as seleções do "velho mundo" passaram a ocupar as datas FIFA com esse torneio e com os jogos pelas eliminatórias da Copa do Mundo. E tem, ainda, a Eurocopa....
Já se pensou, até, em convidar Brasil e Argentina para a Liga das Nações. Isso por causa do bom relacionamento da Conmebol com a UEFA. Mas, por enquanto, ficou só na ideia...
Enquanto isso, vamos nos classificando para a Copa do Mundo. Em alguns anos com facilidade, voando, como foi na última Copa. Para 2026 vai classificar, apesar de algumas dificuldades.
Aí o Brasil sempre chega com um dos "favoritos" pra ganhar o caneco. Mas é tudo ilusório. O que parece ser "ótima fase" ´foi só um torneio classificatório contra seleções fraquíssimas.
Quando a gente enfrenta o primeiro escalão (até o segundo!) europeu, começam as dificuldades.
O Brasil precisa de adversários melhores.
O Brasil , "país do futebol", precisa descobrir o futebol.