domingo, 30 de março de 2025

LUTO NO CINEMA/NA TV: MORRE RICHARD CHAMBERLAIN

                                                                          


    Morreu na noite desse sábado, 29, no Havaí, o ator americano Richard Chamberlain. Ele estava com 90 anos (faria 91 nessa segunda-feira, 31) e não resistiu às complicações de um derrame. Não era muito ligado ao cinema, preferia a televisão e o teatro.
    George Richard Chamberlain nasceu em Beverly Hills em 31 de março de 1934. Galã na década de 1960, fez muito sucesso na série "Dr. Kildare". Decidiu mudar para a Inglaterra onde, por um período,  estudou teatro e atuou nos palcos londrinos.
    Era chamado "O Rei das Séries" pela quantidade de produções desse tipo. Na década de 1980 alcançou o reconhecimento mundial com "Shogun" e "Pássaros Feridos".
    Foram 6 décadas de carreira: 62 produções (a maioria para a televisão entre telefilmes e séries).
    Assumiu que era homossexual quando estava quase com 70 anos. Sobre isso, declarou ao The New York Times há 11 anos.

    "Quando você cresce nos anos 30, 40 e 50 sendo gay, não é apenas difícil, é simplesmente impossível. [...] Eu presumi que havia algo terrivelmente errado comigo. E mesmo se tornando famoso e tudo mais, ainda estava lá.[...] Durante grande parte de minha vida fingia ser outra pessoa, com medo de perder trabalhos.[...] Quando revelei que era gay, as pessoas demonstraram estar abertas, amigáveis e doces".