Em entrevista no Japão, no encerramento da visita ao "país do sol nascente", o presidente Lula (PT) falou sobre a decisão do STF que tornou Jair Messias Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado. O petista disse que o inelegível deve "parar de chorar" e "cair na realidade".
"Se ele [Bozo] for culpado, ele tem que se contentar com a punição. Isso vale para todos os 213 milhões de brasileiros. Então, ao invés de chorar, cai na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país."
Mandou mais:
"É visível que o ex-presidente tentou dar um golpe no país. É visível, com todas as provas, que ele tentou contribuir para o meu assassinato, para o assassinato do vice-presidente, para o assassinato do ex-presidente da Justiça Eleitoral brasileira. Não adianta agora ele ficar fazendo bravata dizendo que está sendo perseguido".
E muito mais:
"Ele sabe o que ele fez. Não adianta ficar pedindo anistia antes do julgamento. Isso significa estar dizendo 'eu sou culpado'. Ele deveria se preocupar em provar que é inocente. Como não tem como provar que é inocente, fica tentando fazer provocação com a sociedade brasileira."
Como disse o próprio Bozonaro quando era presidente:
"Chega de frescura e de mimimi. Vão ficar chorando até quando?"
Assume tuas responsabilides, rapá!