Diego Ribas, que encerrou a carreira no Flamengo em 2022, foi jogador do Werder Bremen na primeira década dos anos 2000. Nesse sábado, o brasileiro foi homenageado com um jogo amistoso do clube , onde foi campeão da Copa da Alemanha em 2008 e 2009, ao lado de Ozil. Foram "Os Amigos de Diego" contra "As Estrelas do Werder". Claro que ele jogou um tempo em cada time.
Mas... Ozil não pode participar da festa. O Bremen o vetou. Motivo: A equipe afirma que, por uma questão de princípios políticos e valores humanitários, não permitiria que o jogador - com ligação ao grupo "Lobos Cinzentos", de extrema-direita - estivesse na partida com a camisa do clube. O grupo é considerado neofascista, xenófobo, anti-esquerdista e terrorista por alguns países como a França.
Ozil é turco-alemão e a Turquia é o país de atuação dos "Lobos". O UOL me informou que Diego Ribas confirmou o veto, que é amigo de Ozil, mas que precisou acatar porque o jogo eram organizado pelo Bremen.
"Aconteceu. Eu não me aprofundei nessa questão. Eu adoro o Özil, é meu parceiro, me ajudou muito na época do Werder Bremen, só que o evento é em parceria com o Werder. Eu estou na casa do Werder Bremen e tenho que respeitar as regras. Então, foi isso que aconteceu" .
Ozil foi campeão da Copa do Mundo em 2014. Aquela do 7 a 1 da Alemanha em cima do Brasil. Quem não lembra... Poisintão! O jogador foi titular em todas as partidas.
Bora Pensar! Meu amigo/Minha amiga se as seleções e clubes que têm administrações sérias seguissem esse exemplo, acho que um certo menino (que apoia extremista de direita..) não teria mais lugar em certa seleção...
* A foto que ilustra esse texto mostra Diego e Ozil nos tempos do Bremen. Divulgação: Bundesliga.