O astro Bruce Willis se aposentou do cinema em março de 2022. Ele, que completou 70 anos essa semana, tem um problema de saúde chamado de demência frototemporal. O suspense "Assassin" foi seu último trabalho. Mas a galeria de sucessos dele traz vários filmes:
A começar pelo extraordinário "O Sexto Sentido". Ainda: "Pulp Fiction - Tempo de Violência"; "Os 12 Macacos"; "O Quinto Elemento"; "A Morte Lhe Cai Bem"; "Corpo Fechado"; "Vidro"; "O Chacal"; "Código para o Inferno"; "Looper - Assassinos do Futuro"; "Sin City - A Cidade do Pecado"; "Moonrise Kingdon"; "Lágrimas do Sol"; e "Armagedon".
E pensar que tudo começou com... uma gata e um rato! Bruce Willis ganhou fama mundial com o seriado "Moonlighting" ("A Gata e o Rato", no Brasil). A série teve 5 temporadas e foi ao ar de 1985 a 1989. Ao lado de Cybill Shepherd formavam uma dupla de detetives.
Antes disso, foi figurante em pelo menos dois filmes: "O Primeiro Pecado Mortal" (1980). Policial estrelado por Frank Sinatra, último filme do cantor. O outro em que faz figuração é um filmaço de tribunal: "O Veredito" (1982) dirigido por Sidney Lumet e estrelado por Paul Newman.
O sucesso de "A Gata e o Rato" despertou o interesse de diretores e de produtores pelo ator. Foi quando surgiu a oportunidade de fazer "Duro de Matar" (1988). Mas, como em outras produções, ele não era a primeira opção dos realizadores. Pensaram em Arnold Schwarzenegger ou Sylvester Stallone. Mas os dois não toparam.
E ainda bem! Porque o personagem John Mclane era bem diferente dos dois. Não era apenas uma montanha de músculos que sai arrebentando/matando quem estiver pela frente. A começar porque McClane era gente como a gente. Um ser humano normal. Batia, mas apanhava. Levava a melhor em várias cenas, mas perdia em tantas outras. Era bem humorado, irônico, fazia graça com situações terríveis. O espectador via diante dele um herói que poderia ser igual a ele.
O roteiro era considerado simples, ágil, com humor, suspense, muita ação, emoção e.... romance!
Óbvio que foi o carisma de Willis que segurou a onda numa história em que um grupo de assaltantes se passa, no começo, por um bando de terroristas.
"Duro de Matar" foi baseado no romance Nothing Lasts Forever, de Roderick Thorp, publicado em 1979.
O filme ainda marca a estreia de Alan Rickman no cinema. Na época, já era um conceituado ator de teatro de Londres. Ele foi o vilão de "Duro de Matar". Depois disso, participou de várias produções: Fez, por exemplo, o professor Severus Snape em dois filmes da série "Harry Potter".
De volta a Bruce Willis.... o passado dele como ator de comédia preocupava os produtores. Tanto é que o primeiro cartaz de "Duro de Matar" não tinha a foto dele. Quando o filme virou um sucesso mundial, aí colocaram a foto do ator.
De ator de sucesso internacional na televisão a astro mundial do cinema. Ele teve sorte e muito talento pra participar da história que deu a virada no perfil dos filmes de ação. A produção se tornou um cult do gênero e teve 4 continuações: "Duro de Matar 2" (1990); "Duro de Matar 3 - A Vingança" (1995); "Duro de Matar 4.0" (2007); e "Duro de Matar - Um Bom Dia para Morrer" (2013).
Tudo começou com... uma Gata e um Rato
Figurante no filmaço "O Veredito" estrelado por Paul Newman. Willis está no círculo vermelho