Terça-feira, 25 de março de 2025. A primeira turma do Supremo Tribunal Federal julga (são apenas 5 votos) se Bozonaro (PL) vira réu por tentativa de golpe de estado no 8 de janeiro de 2023. Sessão começou às 9h30 da matina.
Bozo, que está inelegível para 2026, disse ontem num podcast chamado "inteligência ltda" (sugestivo o nome...) que em 2026 ele não vai "passar o bastão pra ninguém". Ou seja, ele quer ser o candidato... primeiro, pra ser candidato, precisa resolver os problemas que tem com a justiça eleitoral. Ainda há a possibilidade de ele & seus assseclas serem presos antes da próxima eleição presidencial.
Além do ex-"presidente", mais 7 acusados fazem parte desse primeiro pacote de golpistas em julgamento. É o chamado "núcleo central do golpe":
Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional): Braga Neto (ex-ministro da Defesa e da Casa Civil); Mauro Cid (ex-ajudante de ordens da Presidência); Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa); Alexandre Ramagem (ex-diretor-geral da Abin); Almir Garnier Santos (ex-comandante da Marinha); Anderson Torres (ex-ministro da Justiça).
Veja quem são os ministros que vão julgá-los na Primeira Turma. Aposto num 5 a 0...