O mestre dos filmes de suspense um dia decidiu trocar o susto por (leves) sorrisos e dirigiu "Mr. & Mrs. Smith" ("Um Casal do Barulho", no Brasil), em 1941. Você deve estar pensando :"Mas o que deu na cabeça de Hitch?" O que deu é que ele só realizou esse trabalho (o terceiro dele em terras americanas...todos sabem que ele era inglês, certo?!) porque era muito amigo da atriz principal do filme, Carole Lombard.
O filme não é para dar gargalhadas. É uma comédia romântica. Por isso me referi a "leves" sorrisos. E não é tão engraçado assim. Nem tão bom assim. Mas vale pelo fato do "ineditismo" de Alfred dirigir uma comédia e pela presença de Lombard. Ela sim era uma especialista nas chamadas "screwball comedies", ou "comédias amalucadas" que marcaram época na Hollywood dos anos 30 e 40.
A história: David (Robert Montgomery) e Ann (Carole Lombard) estão juntos há 3 anos. Ann pergunta se ele se casaria de novo com ela, se tivessem que fazer tudo outra vez. Ele responde que não, que preferiria a vida de solteiro. No mesmo dia, descobrem ( devido a um problema burocrático) que não estão legalmente casados. Ann decide não assinar os papéis mais uma vez, e começa a sair com o melhor amigo de David. Ele vai fazer de tudo para recuperar o amor da esposa ou ex-esposa...
Cary Grant era a primeira opção para viver David que acabou interpretado por Montgomery. Esse foi o penúltimo filme da carreira de Carole Lombard. A atriz (que era casada com Clark Gable) morreu tragicamente num acidente aéreo em janeiro de 1942, aos 33 anos. Ela - junto com a mãe - voltavam de Las Vegas para Los Angeles depois de participarem de um daqueles eventos que as Forças Armadas americanas faziam para vender os chamados "bônus de guerra" para a população. Era noite, chovia, e o avião se espatifou numa montanha.
Críticos americanos da época afirmaram que a química entre Lombard e Montgomery não funcionou. Que o filme ficou chato. Que Hitchcock estava "dirigindo no automático" apenas fazendo um favor à amiga.
Numa conversa com o também diretor François Truffaut - que está no livro "Hitchcock Truffaut" - Alfred Hitchcock comenta:
“Esse filme nasceu de minha amizade com Carole Lombard. Nessa época ela estava casada com Clark Gable e me perguntou: ‘Você faria um filme comigo?’ Não sei por que aceitei. Segui mais ou menos o roteiro de Norman Krasna. Como não compreendia o tipo de personagens mostrados no filme, eu fotografava as cenas tais como estavam escritas.”
* Para conferir se "Mr. & Mrs. Smith" é bom ou ruim, você não precisa gastar um "cent". Ele está de graça no YouTube no canal Cineantiqua.