sábado, 15 de fevereiro de 2025

LULA TÁ MAL? LEMBRA DO BOZONARO? APROVAÇÃO AINDA MENOR!

   



    O Datafolha divulgou uma pesquisa nessa sexta-feira à tarde que mostra a "despencada" que o governo Lula (PT) deu: aprovação de 24% da população. Parecia o fim do mundo para os democratas e para os progressistas. Foi festa para a extrema-direita. Parlamentares ultraconservadores pediram para Lula sair (deixar o cargo...).
    De fato, o resultado é ruim e as autoridades do Palácio do Planalto precisam se debruçar em cima e buscar razões e soluções para reverter isso a 18 meses da eleição presidencial. Se já havia a ideia de se fazer uma reforma ministerial, na metade do mandato, a hora é agora.
    Mas não vejo porque tanta "festa", tanto "otimismo" na direitona. Quem diz não sou eu, mas uma outra pesquisa, essa da AtlasIntel divulgada pelo jornal El País em 2021. Pois bem: A manchete não deixa nenhuma dúvida

                                               


O texto da reportagem dizia: "O levantamento também aponta que para 59,7% da população, a gestão do mandatário é ruim ou péssima, enquanto 19% a classificam como ótima ou boa. A queda ocorrem em meio a crise econômica que atinge o país: 59% dos entrevistados apontaram questões como corrupção, desemprego, inflação, desigualdade social e pobreza como alguns dos principais problemas do Brasil".
Ou seja, não há motivo nenhum para a "comemoração" de bozonaristas. O mito deles fez pior, muito pior. E, no geral, foi o pior presidente que o país já teve. 
Mesmo com muitas dificuldades herdadas, o governo Lula já conseguiu baixar a inflação e mantê-la num patamar controlável, reduziu o desemprego. Em 2023, quase 15 milhões de pessoas deixaram de passar fome. O Produto Interno Bruto cresceu acima de 3% (mais do que os "analistas" imaginavam...).
Lula vai ter dois anos pra dar uma arrumada geral na casa e se preparar para enfrentar a extrema-direita que vem com "sangue nos olhos" para a eleição de 2026.


* Não confunda: A submanchete fala em 29% de aprovação, mas é da pessoa do Bozo. Quanto ao governo dele, é o índice de 19%.