Hoje, sexta-feira ( "graças a Deus!"), 24 de janeiro, o dólar está cotado a R$ 5,88 no comercial. A moeda americana baixou bem nessa semana. No começo do ano chegou a beirar os R$ 6,20.
Mas por que as verdinhas estão "em baixa" ? O principal fator externo seria o (novo) governo Trump. O agente laranja prometeu uma política nacionalista e taxas altas para importados, principalmente da China. Mas como essas medidas estão "demorando" pra acontecer, o deus mercado ficou aliviado...
Péraí! O cara promete políticas protecionistas e o dólar desvaloriza? É que, apesar de tudo, a galera das finanças entende que o controle da economia com ele é mais "seguro" do que em relação à administração anterior - Biden. No fim de 2024, o BC americano realizou cortes na taxa de juros. Resultado: Os rentistas procuram outros mercados mais, digamos, atrativos. O Brasil estaria no mapa.
Fatores internos: Em janeiro, pra tentar segurar a moeda da Terra do Tio Sam, o nosso BC injetou em torno de 2 bilhões de dólares no mercado: Maior oferta, o preço cai...Havia, também, uma percepção de que o real estava subvalorizado.
E o mestre em Sociologia, especialista em Relações Internacionais pelo IBMEC e em Direito, Rodrigo Luís Veloso, mandou a letra: A chave do "mistério" está na mudança do comando do Banco Central. Gabriel Galipo [ indicado por Lula] substituiu, dia primeiro, Roberto Campos Neto [indicado pelo Bozo]: "Após a saída de Roberto Campos Neto, o Real atinge a maior valorização frente ao dólar no mundo, disse o FMI."
Foi uma coincidência a mudança de comando e a queda do dólar?
Coincidências acontecem? Assim como existe a Fada do Dente, o Coelhinho da Páscoa e o Papai Noel?