É a primeira vez no cinema do Brasil que um filme produzido aqui e dirigido por um brasileiro é indicado ao Oscar de Melhor Filme. E foram duas indicações de uma vez só! Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Mais: Melhor Atriz.
É o que esse 23 de janeiro de 2025 nos revelou direto de Hollywood. Walter Salles é o diretor de Ainda Estou Aqui. Fernanda Torres, 59 anos, (repetindo a mãe dela...) é indicada como Melhor Atriz.
A entrega do homenzinho dourado vai ser dia 2 de março. Aguardemos!
Aí vem as dúvidas: "Ah, mas e Central do Brasil?" Também de Walter Salles ( e com Fernanda Montenegro, indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1999) foi indicado a Melhor Filme Internacional.
"Ah, mas e O Beijo da Mulher Aranha?" Essa belíssima produção (considerado um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos), com o qual William Hurt (1950-2022), concorreu a Melhor Filme e venceu como Melhor Ator, foi dirigido pelo ótimo Hector Babenco (1946-2016) que era nascido na Argentina.
Outras indicações do Brasil em Filme Internacional: O Pagador de Promessas (1963); O Quatrilho (1996); O Que é Isso Companheiro (1998) e Central do Brasil (1999).
A atriz Fernanda Montenegro escreveu sobre a indicação da filha, Fernanda Torres:
O ator Selton Mello (que faz Rubens Paiva no filme) também mandou um recado sobre a tríplice indicação: