segunda-feira, 25 de novembro de 2024

URUGUAI: PROGRESSISTAS VOLTAM À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

    


    Pelos próximos 5 anos (no país não tem reeleição), o Uruguai vai voltar a ser governado pela esquerda. Apoiado pelo ex-presidente Pepe Mujica, Yamandú Ramón Antonio Orsi Martinez foi eleito nesse domingo. Ele derrotou Álvaro Delgado, de centro-direita, que era o candidato do atual presidente Luís Lacalle Pou.
    Com 100% das urnas apuradas, pouco depois da uma hora da madrugada dessa segunda-feira, Orsi tinha 49,8% dos votos e Delgado, 45,87%.
    Aos 89 anos e com a saúde debilitada por causa de um câncer que está sendo tratado, Mujica participou da campanha e foi votar nesse domingo. Orsi é próximo de Pepe Mujica desde 1989, quando o ex-presidente fundou o Movimento de Participação Popular. 
    Formado em história, em 1991, foi professor no ensino médio até 2005 quando começou a carreira política. A ex-prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse, foi eleita vice-presidente. Ela chegou a disputar com Orsi internamente pela candidatura à Presidência. E olha que Carolina é mais de esquerda. Tinha o apoio de comunistas e de socialistas.
    O presidente atual, Lacalle Pou e o candidato dele, Delgado, reconheceram a vitória de Orsi.
    Uruguai e Brasil devem formar uma resistência na América do Sul, contra a extrema-direita do atual governo argentino, de Javier Milei.