Desde ontem, domingo, já circula pelos canais de TV a cabo, a emissora CNBC, nova franquia americana de televisão no Brasil. Oficialmente tem uma outra: a CNN Brasil. "Informalmente" há outras americanizadas como o Grupo Globo, que, por exemplo, tem uma emissora chamada de Globonews e a BAND que tem a BAND News...
Se você acha que a CNN já é elitizada, prepare-se para saber das novidades da CNBC. Pra começar, disseram no dia do lançamento, que a sede é perto da Faria Lima, "novo centro econômico/financeiro", e que a emissora "sente orgulho" de ficar perto dos "faria limers".
E o nome da TV CNBC significa: Canal de Notícias de Consumo e Negócios. Na telinhaalgumas cara s conhecidas como os ex-globais Zeca Camargo, Fábio Turci e Christiane Pelajo.
Deu pra notar, obvio, que não é televisão para a grande audiência. Você vê pelos comerciais que é para um público de alto/altíssimo poder de compra.
O negócio, aqui, é fazer TV para a Faria Lima.
E por que é "hamburguesada"? Porque é notícia em "linha de produção" como hambúrguer sem sabor, o famoso "sanduíche de isopor". E burguesada... porque é informação para burguês.