,
Enfrentar ditaduras militares, déspotas, já faz parte da carreira de Fernanda Torres há muito tempo. Não é de agora, não é apenas com "Ainda Estou Aqui" (2024, dirigido por Walter Salles).
No já longínquo 1991, a atriz, então com 26 anos, mas já eleita Melhor Atriz em Cannes (prêmio que ela conquistou aos 21 anos com "Eu Sei Que Vou Te Amar" em 1986, direção de Arnaldo Jabor) fez um filme produzido pela HBO para a televisão inglesa: "A Guerra de Um Homem" que conta a história real do médico Joel Filártiga (interpretado por Anthony Hopkins) que teve o filho assassinado, no Paraguai, pela polícia do ditador Alfredo Stroessner (1912-2006). Fernanda faz o papel de Dolly, uma das filhas de Filártiga.
O médico é opositor ao regime de repressão e mantém uma clínica que atende, de graça, pacientes pobres. Ele não se conforma com a resposta que as autoridades deram para a causa da morte do filho Joelito, 17 anos: Teria sido crime passional. A "guerra" de Filártiga é provar que o crime foi cometido pelos representantes do regime.
No elenco também está a atriz argentina Norma Aleandro (também premiada como Melhor Atriz em Cannes por "O Filho da Noiva", que fez com Ricardo Darin em 2001) que interpreta a mãe de Fernanda.
O diretor é o brasileiro Sérgio Toledo, de curta carreira no cinema. Ele é filho da atriz Beatriz Segall (1926-2018) , que fez muito sucesso em telenovelas, inclusive como Odete Roitman em "Vale Tudo" (1988-1989). A história do médico Joel Filártiga é muito importante para o contexto político da América do Sul. Merecia um investimento maior na produção, Quem sabe um filme para o cinema.
1991, ano de "A Guerra de Um Homem", foi também marcado peço lançamento do filme que deu o primeiro Oscar de Melhor Ator a Anthony Hopkins: "O Silêncio dos Inocentes".
Ô loko! Fernandinha esteve ao lado de "Hannibal" !!!
* A primeira foto é no intervalo das filmagens. Mas Hopkins está com aquele olhar de Hannibal !!!
** Na segunda foto, os dois em ação em "A Guerra de Um Homem".
*** O filme está disponível DE GRAÇA no YouTube. Dá pra escolher dublado ou legendado. É falado em inglês.