sábado, 2 de novembro de 2024

"A ÁGUIA FUGITIVA": A ÁGUIA DECOLOU EM UMA HISTÓRIA REAL DE FUGA NA SEGUNDA GUERRA

    


    A história é verdadeira. Franz Von Werra foi o único piloto alemão capturado na Segunda Guerra Mundial pelos ingleses que conseguiu fugir do cativeiro três vezes! É a chamada "busca incansável pela liberdade"
    O filme "A Águia Fugitiva" ( "The One That Got Away", 1957), é uma produção (muito bem feita) na Inglaterra. O ator principal é o alemão Hardy Kruger (excelente no papel do fujão Werra). Inteligente e determinado, o personagem "dá um nó" em ingleses e canadenses que parecem "tontos" quando se confrontam com o alemão. E olhe que a produção é da Inglaterra...
    Ao escapar, pela terceira vez, ele está no Canadá e foge para os Estados Unidos. Aí tem uma curiosidade: Ele vai para a Terra de Tio Sam porque isso aconteceu em 1940 e os EUA ainda estavam neutros na guerra. De lá vai para o México, para a América do Sul (adivinhe por onde passa...), até retornar à Alemanha.
    Sobre o ator principal: Hardy Kruger nasceu em Berlim em 1928 e morreu em Palm Springs, Estados Unidos, em 2022.  Além de ator, foi escritor e defensor dos direitos humanos. Foi, durante toda a vida, um antifascista. 
    E olhe que ele foi criado para ser um nazista... o pai do ator era adorador de Hitler. Na casa da família havia um busto do ditador aloprado em cima de um piano. Apesar de ser estudante da elite nazista, ainda adolescente conheceu atores mais velhos,  na gravação de um filme, que contaram pra ele que Hitler era um criminoso. 
    Kruger se tornou um astro internacional com o filme "A Águia Fugitiva". Também trabalhou no teatro em Londres e em Nova York.
    No cinema, o papel de nazista acabou ficando recorrente porque era um bom ator alemão que falava fluentemente inglês. Foi assim em "Uma Ponte Longe Demais" (1977).  
    Trabalhou com grandes diretores como Howard Hawks ("Hatari!", de 1962) e Stanley Kubrick ("Barry Lyndon", de 1975).
    Dedicou parte da velhice (depois que parou de trabalhar como ator) para fazer palestras e vistas à escolas para combater "os velhos e novos nazistas". Apoiou iniciativas para lutar contra o extremismo de direita, o racismo e o antissemitismo.


Kruger, aos 30 anos, em 1958


* O filme está disponível de graça no YouTube