Nessa quarta-feira, mais uma tragédia climática no mundo. Dessa vez na Espanha. Aconteceram inundações principalmente na região de Valência, sul do país. De acordo com as autoridades, pelo menos 62 pessoas morreram. Para o número de feridos ainda não há uma estimativa.
Choveu e choveu muito. Meteorologistas afirmam que, em algumas áreas, em apenas 8 horas choveu um total de 490 milímetros. É uma quantidade de água prevista para o mês inteiro.
Estradas estão inundadas e Valência está isolada. Correntezas transformaram ruas em rios, empilharam carros como se fossem de brinquedo e alagaram casas e lojas.
A cidade está um caos. Aulas e eventos esportivos foram suspensos.
Mais de mil soldados especializados em resgate foram mandados para a região.
Pedro Sánchez, primeiro-ministro: "A Espanha chora. Toda solidariedade para essas famílias".
Ursula von der Leven, presidente da Comissão Europeia: "A Europa está pronta para ajudar!"
Esse é o maior desastre climático na Espanha em 30 anos. Infelizmente, é mais um para a conta do nosso planeta. Há pouco tivemos chuvas tão fortes no deserto do Saara que chegaram a se formar rios e lagos numa das regiões mais áridas da Terra. Na Tailândia, 22 pessoas morreram quando o país foi atingido por uma tempestade tropical.
No Brasil, esse ano tivemos chuvas volumosas que causaram enchentes no Rio Grande do Sul, seca e queimadas nas regiões norte e centro-oeste.
Aí o sujeito idiota, maldoso (ou mal-informado, ou os três...), vem com aquela ladainha de direita: "Essa história de tragédia climática é invenção da esquerda para impedir o progresso dos países..."
Ah, tá! Entendi! Os progressistas controlam a torneira do céu para causar enchentes ou secas pelo mundo afora...