segunda-feira, 9 de setembro de 2024

"UM LUGAR QUAQUER": SOFIA COPPOLA APRESENTA A VIDA VAZIA EM HOLLYWOOD

    


    Sofia Coppola deveria pensar em mais um filme para fechar a "trilogia da melancolia". Tudo começou em 2003 com (o ótimo) "Encontros e Desencontros" com Bill Murray e Scarlett Johansson.  Murray é um ator veterano que está em Tóquio para gravar um comercial de uísque e Scarlett é mulher de um fotógrafo que a deixa sozinha o tempo todo no hotel. Como não conseguem dormir por causa do fuso horário, os personagens se tornam grandes amigos. Por falar em uísque, Murray serve doses cavalares de melancolia...
    O segundo filme é de 2010:  ( o muito bom) "Um Lugar Qualquer" conta a história de um ator que tem uma vida meio sem destino, sem propósito. Stephen Dorff vive Johnny Marco que alterna momentos de vida louca com instantes de total deprê. Parece sofrer de transtorno afetivo bipolar. E o meio em que vive colabora para isso. Como é um ator procurado, de relativo sucesso, os "parças" ficam atrás dele pra fazer festinhas e aparecerem "bem na foto" com o artista. Sexo para ele não é problema porque a mulherada "cai matando", "dá em cima" do sujeito...
    Ele foi casado com uma linda mulher e tem uma filha vivida por Elle Fanning (sim! irmã mais nova da Dakota...) que mora com a mãe, mas que volta e meia aparece para visitar o pai e passar uns dias com ele.
    Marco sempre levou a vida movida á álcool e cigarros. Mas com a aproximação da filha, ele vai mudando. Antes, ter uma vida "vazia"  não era problema. Não se importava tanto com isso. Mas com a aproximação da menina de 11 anos, ele pensa melhor, "cai a ficha" (como se dizia nos anos 80...) e ele reavalia vida que tem.
    Tem dinheiro? Tem! Não muito, mas o suficiente. Tem amigos? Tem! Se é que dá pra chamar de "amigos" aquele bando de "chupins" que ficam "ciscando em volta" pra pegar a rebarba de alguma coisa ou de alguém. Tem namoradas? Tem! Mas são relações apenas superficiais, rápidas, sem compromisso. 
    Sofia Coppola que foi criada no meio de Hollywood, conhece bem como é a vida de muitos artistas. E é essa vida vazia que ela procura retratar.
    Mas atenção aqueles que gostam de filmes "com ação", "com movimento". Esse foi gravado no ritmo da vida do personagem: Algumas cenas longas, lentas. É a velocidade de como vive o sujeito.
    A história começa com uma Ferrari dando várias voltas numa pista. Entrando e saindo de quadro. 
    É como um relógio que gira, gira, gira só para marcar as horas. Mas sem pressa alguma.
    Sofia, esperamos pelo terceiro filme da melancolia! Para isso, temos pressa!

* "Encontros e Desencontros" e "Um Lugar Qualquer" estão disponíveis na Netflix e na Amazon Prime.

    





,