O mundo não acabou. A Terra (redonda!) não parou de girar, o Sol nasceu, se pôs, tornou a nascer hoje. Segue tudo normal em terra brasilis sem o "X" no ar... Com uma rede social a menos pra ficar "fuçando", o brasileiro tem mais tempo para o lazer. Pra se divertir. Pra esquecer o celular. Pra ir pra praia e tomar um banho de Sol e um banho de mar. Isso faz bem pra saúde!
Pelo menos por aqui, foi na manhã desse sábado que a chapa do "X" esquentou a mando de Alexandre "Xandão" de Moraes. E tem o apoio dos pares dele no Supremo Tribunal Federal. O presidente do STF, Roberto Barroso, já declarou à plataforma Brasil 247: "Empresa que se recuse a apresentar um representante legal não tem condições de operar no território brasileiro".
Não é simplesmente o "bloqueio da rede social". Deslumbrados gargantearão: "Ah, qual o problema?! Deixa a gente interagir com nossas migas e migos. É pra isso que serve rede social!"
Se fosse só para essa bobageira de fotos, caras e bocas, de "conselhos" de coachs (mas ou menos o que o Insta já é...), até que não seria uma ameaça para a sociedade. O problema é que o piá de prédio que comanda a bagaça, quer fazer uma triangulação fascista: Ele-Trump-Bozo. E tem ainda outro otário nessa parada: o Milei, que tá louquinho (aí já é redundância, rá!rá!rá) pra participar da festinha, mas precisa, antes, resolver os problemas internos do país dele.
Mas... Xandão tomou a decisão num rompante? Claro que não, né? O ministro mandou 18 ("repita!") 18 intimações para Elon Musk tomar jeito, e o biltre ignorou as ordens do magistrado.
O "X" (ex-twitter) virou a "casa da mãe Joana" . Perfis foram criados, textos foram elaborados, só para espalhar o ódio da extrema-direita. E cada vez que pintava uma ordem judicial para retirar o conteúdo do ar era um Deus nos acuda! Porque o sujeito simplesmente se recusava a fazer isso.
Restou a atitude extrema.
Com tudo isso, o domingão fica mais "leve". Dá pra ir pra praia, tomar um banho, tomar uma cerveja geladíssima, tomar uma caipirinha, sem precisar voltar correndo pro guarda-sol, limpando a areia das mãos no calção, no maiô ou na toalha, pra ver as últimas "notícias" do "X". Não tem notícia.
Mas... péraí! Daí é o "não-jornalismo"!
Calma! Aí é assunto para outro domingo de praia...