"Ih, foi sem querer!" Foi assim que, sem vergonha na cara, que o fora da lei no Brasil, Elon Musk, justificou a retomada do X em algumas operadoras como Claro, Vivo e Tim. Em resumo: Ele afirma que estavam fazendo uma "atualização" no sistema e que, do nada, sem querer, a rede social voltou para muitos usuários no Brasil. Sem querer?
Na verdade, usando uma gíria do futebol, o bilionário deu o "drible da vaca" nos magistrados. O tio explica: É quando um jogador joga a bola por um lado do adversário, passa pelo outro lado e retoma a bola mais pra frente. Esse "sem querer" seria a troca dos IPs dos servidores do X. Trocando o IP, cai o bloqueio...
Mas a Anatel já se mexeu. Na noite dessa quarta-feira mesmo, já mandou nova ordem para as 20 mil operadoras e provedores de internet no país para bloquear ("again!") a rede social.
Ao mesmo tempo, surgiu a notícia da possível "boa intenção" (oi?!) de Elon Musk para um acordo com as autoridades do judiciário.
Será que tudo não passa de "sonhos de uma noite de Xandão"? Ou o possível "acordo" do fora da lei Musk com o STF vai ser pra valer no sentido de restaurar a rede social no Brasil com o bloqueio de contas de pessoas do "naipe" de Allan dos Santos, Paulo Figueiredo e Monark?
O Supremo vai fiscalizar pra saber se essas medidas realmente estão sendo cumpridas. Mas Alexandre de Moraes já avisou: "É preciso ter paciência pra saber se realmente há interesse do bilionário em cumprir as determinações do STF".