Muita gente, no mundo, pensava que ele era americano. Inclusive uma porção de brasileiros. Não é à toa. Nascido em Niterói, vivia em Los Angeles há seis décadas com a mulher, a cantora e parceira Gracinha Leporace. A causa da morte não foi divulgada, mas Mendes estava com 83 anos. Deixa Gracinha e 5 filhos.
Com o samba-jazz (aquele jazz mais "balanceado" com a ginga brasileira) ficou mundialmente famoso. Foi com a banda Brasil'66 que ele popularizou esse estilo. Com o disco "Herb Alpert presents Sergio Mendes & Brasil 66", ganhou, em 1966, o disco de platina.
Um dos seus maiores sucessos, "Mais Que Nada", de Jorge Ben Jor - um dos seus maiores sucessos - foi regravada, em 2006, pelo Black Eyed Peas.
Nos EUA, foi o brasileiro com mais gravações no Top 100 da parada americana. Emplacou 14 músicas.
PRÊMIOS
Em 1992 ganhou o Grammy de melhor álbum com "Brasileiro". O disco contava com canções de um ainda pouco conhecido Carlinhos Brown. Também venceu 2 Grammys latinos. Foi indicado ao Oscar, em 2012, com a música "Real in Rio", do filme "Rio", de 2011.
ENCONTRO COM ELVIS
Sergio Mendes foi um dos únicos 3 brasileiros famosos que conheceram Elvis Presley pessoalmente. Além dele, Cauby Peixoto e Leny Eversong, uma cantora brasileira que nasceu em Santos, mas que viveu nos EUA durante muitos anos.
Abaixo, vídeo com "Mais que Nada", gravado em 1967.
(Fonte: YouTube|)