sábado, 14 de setembro de 2024

APOCALIPSE NÓS

  



   “Apocalipse” tem origem no grego apokálypsis, que significa “revelação”. No cristianismo e no judaísmo, o termo é usado para se referir à revelação divina de algo que era segredo, feita a um profeta escolhido por Deus".

    É um segredo que vem sendo revelado já há algum tempo. Basta lembrar que a temperatura do planeta vem aumentando, lentamente, mas vem subindo. E a ONU alerta: Até 2100 (ou seja, final do século) a temperatura deve subir 2 graus Celsius. Mas especialistas afirmam que a projeção é de aumento de 2,7º C. 
    Parece pouco? Mas não é!  Segundo a ONU, elevação de 2ºC pode representar aumento de 370% no número de mortes causadas por calor extremo.
    E por que as temperaturas devem ter esse "aumento real"? Entre os motivos principais estão a quantidade de gases emitidos [ principalmente pela queima de combustíveis fósseis] que provoca o chamado efeito estufa e  o desmatamento.
    Aí vem o desiquilíbrio ambiental e a perda da biodiversidade. 
    Com a ação do homem, o clima fica doidão. Vai perdendo aquele equilíbrio que havia nas estações do ano. E tudo passa a ser em excesso. Ou chuva demais (o caso das enchentes no Rio Grande do Sul no primeiro semestre) ou tempo muito seco (no segundo semestre) que facilita tantas queimadas. 
     Mas as queimadas precisam de um capítulo especial. Muitos incêndios são causados de forma "imediata", ou seja, o sujeito vai lá e taca fogo no mato.
     Veja um balanço da quantidade de incêndios pelo país, segundo o governo federal:


As regiões norte e centro-oeste são as que apresentam mais focos de incêndio. Mas todo o país sofre por causa dos ventos que levam a fumaça para o Brasil inteiro.
O apocalipse somos nós!