Desrespeito, infelicidade, desconsideração, desastre, desventura, infortúnio, inépcia, desacerto, besteira, despropósito, bobeira, bobagem e a boa e velha...burrice! Você vê, meu amigo/minha amiga, que não faltam "opções" para classificar o que fizeram com a foto do pódio da ginástica na Olimpíada de Paris 2024.
Será que teve alguém que realmente ("repita!") realmente pensou que a ideia de manipular a foto era "genial"? Que pensou "nossa, que sensacional!": apagar a Rebeca do pódio e colocar, no lugar dela, um computador.
Pegar uma foto e modificá-la é tirá-la totalmente de contexto. E já adianto que, aqui, a ideia não era fazer um "meme", uma "piada". Mesmo que fosse, não teria graça alguma...
A imagem foi usada com propósito de publicidade. Política. De governo. E ainda que "a causa seja nobre", será que pediram permissão à Rebeca Andrade, à Simone Biles e à Jordan Chiles? Acredito que não. E, também, desconheço que elas teriam recebido algum cachê. Porque há o direito de imagem que pertence às três.
A "iniciativa" da peça publicitária foi do Ministério das Comunicações que a removeu quando viu o furdunço que deu... mas alguém precisa ser responsabilizado. E não deve sobrar nem pro "bagrinho" nem pro "estagiário".
O presidente Lula vai chamar o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pra conversar?
E o pedido de desculpas não deve ser só pra Rebeca. Simone e Jordan também merecem considerações.