Nessa quinta-feira, na Olimpíada de Paris, o brasileiro Caio Sena Bonfim, 33 anos, conquistou a medalha de prata. Isso 20 quilômetros depois de muita marcha na capital da França. Você acha que foi fácil? Claro que não! Como tantos outros atletas, ralou muito para chegar a um pódio.
Tudo começou em Sobradinho (Distrito Federal), onde o seu João Sena, pai de Caio, era professor de Educação Física. Ele decretou: "Onde eu for professor, vai ter atletismo!" E teve! O professor revelou alguns atletas. Entre eles, Giannetti Sena, com quem casou e tiveram o filhão Caio.
Gianetti foi atleta da marcha e hoje é técnica de Caio Bonfim.
O medalhista de prata afirmou, depois da conquista, que enfrentou todo tipo de preconceito quando começou no esporte. No primeiro dia em que foi marchar na rua já foi xingado. E as pessoas perguntavam: 'Tá... você faz isso aí. Tá brincando de rebolar! Mas trabalha em quê?".
Caio divide a conquista com o pai e a mãe: "Hoje somos medalhistas olímpicos!"
Em entrevista à Cazé TV, ele contou mais:
"Foi difícil desde o dia que eu fui marchar na rua pela primeira vez e fui xingado, e falei para o meu pai que havia decidido ser marchador. E ali eu larguei para esse dia. São quatro Olimpíadas. Terminei carregado em uma cadeira de rodas em 2012. E agora sou medalhista olímpico. Esse momento é eterno. Tem que ter muita coragem para viver de marcha atlética, não é fácil. Mas valeu a pena pagar o preço."
A vida da família Sena Bonfim é história para o cinema. O roteiro eles já escreveram com o esporte.
* Imagem desse texto: Alexandre Loureiro/COB