O agro é tudo! O agro é forte! O agro é... FOGO! A Polícia Federal abriu 31 inquéritos sobre incêndios criminosos no Pantanal, na Amazônia e em São Paulo. No estado de SP, por sinal, sobe para 48 o número de cidades com alerta máximo para queimadas.
A informação foi divulgada pela PF depois de uma reunião de emergência, nesse domingo, entre o presidente Lula (PT) e a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva. E Lula detonou:
"Tem gente colocando fogo de maneira ilegal na Amazônia, no Pantanal e, sobretudo, no estado de São Paulo, uma vez que todos os estados do país já estão avisados e proibiram uso de fogo de manejo".
Esse fogaréu lembra o "Dia do Fogo" em 2019, quando produtores rurais tocaram fogo na vegetação natural. Segundo o Greenpeace, a queimada foi organizada por um grupo de fazendeiros do Pará em apoio à política de desmonte ambiental do país.
Especialistas afirmam que a legislação que pune quem incendeia florestas ainda é muito frágil. Que as leis precisam ser atualizadas.
Enquanto isso, o Brasil vai sendo queimado.