É clichê, é lugar-comum, mas lá vai: O Oriente Médio é um "barril de pólvora" com o pavio sempre aceso. Na madrugada dessa quarta-feira, o líder do Hamas, Ismail Haniyeh (foto), foi assassinado num ataque aéreo. Os iranianos acusaram Israel pelo atentado.
O chefe supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, mandou a letra: "Nós nos vingaremos! É nosso dever vingar o sangue de Haniyeh. Ele foi um mártir."
E para quem pensa que Israel pretende "contemporizar" (pra evitar um conflito ainda maior), está enganado. o ministro do Patrimônio do país comemorou: "Essa é a maneira de limpar o mundo dessa sujeira". E mais: "A morte de Haniyeh torna o mundo um pouco melhor".
Bora lembrar que o líder do Hamas e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foram acusados pelo Procurador do Tribunal Penal Internacional de crimes contra a humanidade.
Estados Unidos e seus aliados ocidentais e mesmo países do Oriente Médio, temem que esse assassinato crie uma guerra regional.
E se o genocídio em Gaza já é um pesadelo, espere para ver o que pode virar a região de o Irã realmente cumprir o que promete...
* Imagem desse texto: Said KHATIB / AFP