Nos embalos desse sábado à noite vai ter a disputa do terceiro lugar da Copa América. Canadá e Uruguai, às nove horas, vão a campo pra saber quem fica com a "medalha de bronze". Imagina a "empolgação" dos jogadores e das torcidas. Os canadenses até podem estar mais entusiasmados porque vão enfrentar uma seleção bicampeã do mundo. E o futebol do país da América do Norte está em ascensão.
Por falar nisso, na Copa do Mundo ainda se disputa, também, terceiro lugar. Se é para "fins estatísticos" saber quem fica com a terceira colocação, melhor seria, então, pegar as estatísticas das duas equipes no torneio e declarar o melhor "ranqueado" como o terceiro colocado.
Na Eurocopa não tem mais essa disputa faz muito tempo. Me lembra o jornalista Rafael Reis que há 44 anos esse jogo não é mais realizado. Com baixa presença de público para Itália x Tchecoslováquia e desinteresse da TV , a UEFA decidiu abolir essa partida decisiva nos torneios seguintes. A propósito, os tchecos venceram nos pênaltis por 9 a 8.
Ou seja, para as confederações que tanto se preocupam com lucros astronômicos, é desperdício de dinheiro e de tempo organizar um jogo pra saber quem ficará em terceiro lugar.
Se, como diz a frase atribuída a Ayrton Senna, "O segundo nada mais é do que o primeiro dos perdedores", imagina ter de "lutar" para ficar em terceiro...