O termo se refere ao nome do estádio Allegiant Stadium em Las Vegas, palco do jogo Uruguai e Brasil pelas quartas de final da Copa América, hoje, às 10 da noite. Uso essa expressão, "Allegiantazo" em referência ao "Maracanazo" de 1950 quando os uruguaios derrotaram os brasileiros na decisão da Copa do Mundo em pleno Maracanã.
O UOL afirma que o Uruguai é "favoritaço" nesse jogo por causa da "revolução" que Marcelo "El Loco" Bielsa fez na equipe em um ano. A chamada "Celeste Olímpica" realmente melhorou "da água para o vinho" (lembrando do líquido precioso que nossos vizinhos produzem, principalmente com a uva Tannat...). Nas eliminatórias por exemplo, venceu a Argentina e o Brasil. Sim, leva um favoritismo, mas dizer que é "favoritaço" é exagero.
Tem uma vantagem porque Dorival Jr está há apenas 6 meses no comando e às voltas com problemas para montar o "time ideal". Entre "quebradas de cabeça" e teimosias (como por exemplo colocar Endrick pra jogar só 5 minutos numa partida decisiva), Dorival vai levando o escrete canarinho.
Prefiro usar outra palavra que rima com favoritaço: Jogaço. É emoção garantida. O couro vai comer! De um lado tem a "milonga" uruguaia e, de outro, a "malandragem" brasileira.
Os "embalos de sábado à noite" prometem!