A igreja Sagrada Família em Barcelona, Espanha, está em obras há 140 anos (você não leu errado: 140 anos!) A promessa (amém!) é que o templo católico finalmente vai ser inaugurado em 2026. Aliás, a "igreja que nunca termina" é um dos charmes da basílica.
Não é o caso da Linha Verde em Curitiba. A antiga BR-116 que virou avenida para unir os bairros da região Sul aos bairros da região Norte. O que o povo quer é pressa (sem trocadilho) para a conclusão dessa via tão importante.
No domingo passado foi inaugurado mais um trecho (fundamental, sejamos justos!) da Linha Verde: o do antigo trevo do Atuba, ajudando a desafogar o trânsito na região. Isso ao custo de 178 milhões de reais bancados em parte pela prefeitura e em parte pela Caixa Econômica Federal.
A obra ainda não está totalmente concluída (como quiseram sugerir alguns políticos e jornalistas). Os trabalhos já duram aproximadamente 17 anos, desde a fase de projeto. Falta terminar, por exemplo, um pedaço importante na chamada estrada da Ribeira que acessa à cidade de Colombo.
Fato reconhecido pela própria Prefeitura em notícia oficial.
O "basicão" - a pista de rolagem - foi entregue. Mas vai faltar, ainda, nesse trecho concluído, a adequação do transporte público com a implantação de 5 estações-tubo. E tem uma "bronca" de quem mora por perto ou que circula por lá todo dia: O tráfego travado em alguns horários, os congestionamentos.
Resolver isso deve ser, agora, uma prioridade do poder público.
Nos 8 anos de mandato de Rafael Valdomiro Greca de Macedo (PSD), o sistema viário foi sendo entregue a "conta-gotas", de forma fragmentada. Católico apostólico romano que é, o prefeito pode ver alguma "semelhança" com a Sagrada Família espanhola. Ou não.
Só Deus sabe!
A Sagrada Família em obras
* A foto da linha verde é da SMCS - Daniel Castellano