quarta-feira, 19 de junho de 2024

CHICO BUARQUE: OS 80 ANOS DE "O MEU GURI" E DO "MEU CARO AMIGO"...

   


     Francisco Buarque de Hollanda, considerado por muitos ( e por esse que vos escreve...) o maior artista vivo da música brasileira. Letrista inigualável, bom músico, mas ... quanto a ser cantor, ele mesmo brinca em "Até o Fim" : "Não querem mais ouvir minhas mazelas... E a minha voz chinfrim".  Esse trecho da letra não é autobiográfico, mas, daria pra dizer, "autoirônico"
   Chico Buarque chega aos 80 anos, nesse 19 de junho, com uma vasta obra que sempre tratou de problemas sociais e políticos com uma poética sofisticada. Com ironia, resignação e persistência, fala de amores, amizades e dificuldades da vida. 
    Viva, Chico! Da "Roda Viva"; da "Construção"; d' "A Banda"; de "Que Será"; de "Meu Caro Amigo"; de "Gente Humilde"; de "Cálice"; de "O Meu Guri"; de "Eu Te Amo"... entre tantas outras.
    E vamos destacar, ainda, que o jornalista Alberto Villas, no blog dele "OSOL", lembrou que Chico Buarque entrou para o "grupo dos 80":  Edu Lobo, 80 anos; Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil e Paulinho da Viola, 81; Ney Matogrosso, 82; Jorge Mautner, 83; Francis Hime, 84; Hermeto Pascoal e Tom Zé, 87; e Geraldo Vandré, 88.
    Chico, 80 anos, ainda um guri! Tem que comemorar!!!