A previsão não é nada boa: Deve vir mais chuva no Rio Grande do Sul essa semana. Até agora foram contados, segundo a defesa civil, 78 mortos. 105 pessoas estão desaparecidas e 175 feridas. O nível do rio Guaíba está quase 2,30 M acima do limite de inundação. Ou seja, pela "régua", até 3 metros é segurança de que não haverá enchentes. Mas, nessa segunda feira o nível está em 5,26 M.
Ainda: o aeroporto internacional Salgado Filho deve ficar fechado, pelo menos até sexta-feira, dia 10. Com as pistas alagadas é impossível decolagens e pousos. O governo federal reconhece calamidade pública em 336 municípios do estado.
Quase 850 mil pessoas foram atingidas diretamente pela catástrofe no Rio Grande do Sul.
E como se não bastasse essa tragédia climática, ainda tem a segurança: Com as vítimas dos alagamentos longe de suas casas, bandidos têm saqueado e roubado casas e lojas.
Ontem a loja oficial do Grêmio - que fica junto à Arena - foi saqueada. Tanto a arena do tricolor como o estádio Beira-Rio do Internacional estão fechados.
Com tanta chuva, um outro drama: Falta água potável para muita gente. É que os motores das estações de tratamento estão... debaixo da água da enchente.
Pelo menos um alívio: Nessa segunda-feira faz Sol em Porto Alegre.
* Imagem desse texto: Ricardo Stuckert