quarta-feira, 24 de abril de 2024

"JANE EYRE": O QUE FIZERAM COM VOCÊ, JANE EYRE?

    


    A história é baseada no livro homônimo escrito pela inglesa Charlotte Brontë (1816-1855), a mais velha das irmãs Brontë, todas as três escritoras. O roteiro do filme foi feito por ninguém menos que Aldous Huxley, autor de livros como "Admirável Mundo Novo" e "As Portas da Percepção". 
    "Jane Eyre" foi lançado em 1847 e Brontë usou o pseudônimo Currer Bell. O filme foi para as telas em 1944, quase 100 anos depois. Foi estrelado por Orson Welles (1915-1985) e Joan Fontaine (1917-2013).  A história trata de assuntos muito presentes nas obras das irmãs Brontë:  Sociedade patriarcal, machismo, submissão das mulheres, religião, classismo , sexualidade. E a mulher era vista como "aquela que deveria ser domesticada" pelo homem que iria prover o lar. Nesse caso, o milionário Edward Rochester (Welles). E ainda: A história se passa na Inglaterra da Era Vitoriana, mais moralista impossível.
    Jane Eyre é uma menina que comeu o pão que o diabo amassou e não assou. É órfã e sofre todas as dores e injustiças possíveis na infância num lar abusivo. Na vida adulta, os problemas continuam. 
Nem tudo, no entanto, parece ser tragédia. Ela se torna governanta do castelo de Rochester e os dois se apaixonam. Ida tudo bem. Mas... no dia do casamento, a cerimônia não acontece porque um homem acusa o noivo de já ser casado.
    Jane Eyre viverá infeliz para sempre? Algo de bom acontecerá?  Só assistindo o filme pra saber, meus amigos e minhas amigas...

    * Curiosidades: Joan foi a única vencedora do Oscar de Melhor Atriz num filme do diretor Alfred Hitchcock. Foi em 1941 com o filme "Suspeita". O nome real dela era Joan de Havilland. Era irmã da também atriz Olivia de Havilland (1916-2020). São, até hoje, as únicas atrizes irmãs a vencerem o Oscar de Melhor Atriz... Quem também está no elenco são as atrizes Elizabeth Taylor (1932-2011) ainda uma menina... e Agnes Moorehead (1900-1974) que, mais tarde, na televisão, na década de 1960, fez Endora, mãe da Feiticeira, interpretada por Elizabeth Montgomery (1933-1995).... O diretor foi Robert Stevenson, que entre outros trabalhos, está a direção de "Mary Poppins" e "Se o Meu Fusca Falasse"..  Em 2011 foi feita uma nova versão do filme. Mia Wasikowska e Michael Fassbender fizeram os papéis principais.

    * Jane Eyre pode ser visto de graça no canal Cine Antiqua no YouTube. É com áudio original legendado.

                                                     

Agnes Moorehead 


Elizabeth Taylor