Mickey Rourke, 71 anos, já viveu dias bem melhores no cinema. Nos anos 80 e 90 era um dos galãs de Hollywood. Considerado bonitão pelo fã clube dele mundo afora. Em filmes com pouca roupa e muitas cenas sensuais, ele "deitava e rolava" nos sets de filmagens.
Foi emendando um sucesso atrás do outro: Corpos Ardentes (1981); 9 1/2 Semanas de Amor (1986); Orquídea Selvagem (1989); 9 1/2 Semanas de Amor 2 (1997). Aí, nos anos 90, talvez querendo mostrar que não era só "um rostinho bonito", decidiu lutar boxe. O que muita gente classifica como "esporte" (acho que esse tipo de luta não é...) literalmente acabou com a cara do astro. Tomou tanta porrada, quebrou toda a cara em seguidas lutas, que teve que fazer várias cirurgias plásticas que o desfiguraram.
Entre filmes, digamos, "picantes" (oops!), também investia em outros personagens. Fez, em 1987, Coração Satânico (com Robert de Niro e direção de Alan Parker). Também atuou, por exemplo, em Horas de Desespero em 1990. Falaremos sobre ele.
Com produção da lenda Dino de Laurentis (1919-2010) e dirigido por Michael Cimino (1939-2016), nome que era uma "grife" de Hollywood. Também estão no elenco Anthony Hopkins, Mimi Rogers e Kelly Linch.
O filme é um policial com aquele climão "noir" ("homenagem" ou brincadeira?) mas, obviamente, com toda aquela estética do fim dos anos 80/começo dos anos 90. Michael Bosworth (Rourke) é um psicopata bandidaço que vai a julgamento. Ele acaba seduzindo a advogada dele, Nancy Breyers (Linch) e consegue fugir. Aqui um pequeno intervalo: Linch "encarna" a típica femme fatale dos filmes dos anos 40/50.
Aí tá armado o salseiro! Junto com dois asseclas, Bosworth decide se esconder na casa da família Cornells. Hopkins faz Tim e Rogers faz Nora. Eles estão em processo de separação e têm uma filha adolescente e um filho pré-adolescente.
Claro que por se tratar de uma família com dinheiro (Tim é advogado de sucesso), a bandida vai querer aproveitar pra roubar a casa. Casa que esta à venda e atrai corretores, curiosos. E tá todo mundo lá dentro.
O FBI descobre o "mocó de luxo" dos marginais e decide tentar uma rendição de Bosworth.
Mas... haverá rendição? Haverá confronto?
Digo, apenas, que as cenas de ação são bem produzidas. Tanto brigas como tiroteios e perseguições. E mais não conto. É preciso ver o filme.
* É uma refilmagem de Horas de Desespero (1955) com Humprey Bogart.
* Horas de Desespero está disponível no Amazon Prime Video.