segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

"O DOM DA PREMONIÇÃO": CATE BLANCHETT AFIRMA... "EU VEJO PESSOAS MORTAS!"

     


    O estilo do filme é "fantasia/terror". Mas dava pra acrescentar aí a categoria "mediúnica" na qual se encaixariam, num rápido pensar, "O Sexto Sentido", "Os Outros" e esse "O Dom da Premonição" ("The Gift", 2000).
    É isso, minha amiga e meu amigo, que se escondem embaixo do cobertor ao primeiro "frame" de um filme de suspense. "O Dom" não chega ao mesmo patamar dos outros dois citados. Mas não é "ruim" (ou..."menos bom"...) como alguns "críticos" afirmaram há 24 anos. Faz tempo! E, apesar dessa turma crítica em cinema "desossar" a produção naquela época, o filme merece uma segunda chance, uma segunda espiada. Ou uma primeira pra quem não teve ainda a oportunidade de assistir.
    Um resumão: Cate Blanchett (ótima!) é Annie Wilson, uma viúva, mãe de 3 filhos e que tem dons psíquicos ou mediúnicos. Pra sustentar a prole, ela "lê o futuro" das pessoas  da pequena cidade sulista dos EUA onde mora. Diz que não cobra por isso, mas aceita "presentes" em dinheiro. Óbvio que a parte ultraconservadora do local desconfia de suas "habilidades". Alguns chegam a chamá-la de "bruxa".
    Mas Annie garante que vê situações (nem sempre boas...) da vida dos clientes e tem visões de pessoas mortas. Aí, claro, pra "esquentar a trama", acontece um assassinato e ela tenta ajudar com o seu dom especial.
    A direção é de Sam Raimi. O roteiro foi escrito por Billy Bob Thornton (sim! ele!) em parceria com Tom Epperson. O elenco é recheado de caras conhecidas e estrelas: Keanu Reeves, Greg Kinnear, Hilary Swank, Katie Holmes, J.K. Simmons,  Gary Cole e Giovanni Ribisi.

* O filme está disponível (dublado) de graça no YouTube e no streaming Amazon Prime Video (com som original).