terça-feira, 23 de janeiro de 2024

VOCÊ JÁ FOI A CUBA? NÃO? ENTÃO VÁ (1)

    


    Um país onde o índice de analfabetismo chega próximo a zero (calcula-se em torno de 2%); onde a saúde pública de qualidade está garantida para toda a população; que enfrentou a covid-19 criando, sozinho (por causa do bloqueio norte-americano), 5 vacinas, imunizando quase 100% dos habitantes. 
    Um lugar onde, apesar da pobreza de grande parte da população, é considerado internacionalmente como um local seguro. Um relatório da ONU já apontou que Cuba é o segundo país mais seguro da América Latina, ficando atrás apenas do Chile. Praticamente não há registro de assalto à mão armada. Onde é possível circular à noite pelas ruas de Havana sem risco de assalto ou de roubo. 
    Cuba é um exemplo de que é possível quase "fazer milagres" em políticas sociais mesmo sendo um país pobre. O investimento em educação e saúde foi um dos principais compromissos de Fidel Casto e de Ernesto "Che" Guevara com a revolução em 1959. 
    Esse compromisso se manteve, apesar do sistema político do país não ser um exemplo de democracia para o mundo. O regime de partido único, acho, não deve ser defendido por ninguém.
    Mas é possível visitar Cuba (a maior ilha do Caribe, com praias belíssimas) como se visita um país capitalista. Dificuldade burocrática para pisar em solo cubano? Praticamente nenhuma, só aqueles trâmites normais de qualquer nação. 
    É a maior ilha do Caribe em extensão territorial com um pouco mais de 11 milhões de habitantes. Nos próximos dias, publicaremos crônicas sobre a viagem a Cuba realizada nesse janeiro de 2024. 
    Hoje o turismo é a principal atividade econômica do país. E os cubanos, conscientes dos problemas - principalmente econômicos - que enfrentam, recebem os turistas com educação e simpatia.