quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

DINO NO STF... MAS, PÉRAI! O QUE ELE E MORO ESTÃO "COMEMORANDO"?

   


     As fotos foram tirada antes (antes!) da votação no Senado que confirmou o ministro da Justiça, Flávio Dino, como novo ministro do STF - Supremo Tribunal Federal. Dino precisava de 41 votos. Conseguiu uma margem, digamos, confortável: 47 votos.
    O resultado foi confirmado depois de uma loooooonga sessão que durou cerca de 10 horas. Antes, porém, Dino e o senador Sergio Moro (União/PR), juiz considerado suspeito pelo STF (pelo o que ele "aprontou" na Lava Jato), se encontraram no local. Trocaram umas palavras e o futuro ministro do Supremos disse alguma coisa que causou risos dos dois. Um prato feito para fotógrafos e cinegrafistas.
    "Eu fui até aí cumprimentá-lo, acho que é um dever de cordialidade e civilidade. E vossa excelência me perguntou algo e eu achei graça, dei uma risada. Tenho diferenças com o atual governo, mas não perderei a civilidade. [...] O simples fato de eu ir cumprimentá-lo já vira uma celeuma, como se isso fosse determinante do meu voto."
    Como isso foi antes da votação, Dino deu uma olhada no painel e viu que Moro ainda não havia votado e brincou: "Isso me enche de esperança".
    O que Flavio Dino teria perguntado? Provavelmente se o senador votaria nele.
    Bora Pensar! Ser simpático com quem vai ser ministro do STF não custa nada para o ex-juiz. Aliás, para ele pode ver algum "valor" nisso. Afinal, pode ter o mandato de senador cassado no começo de 2024. E ter a "simpatia" no Supremo é interessante.
    Sergio Moro também falou em "celeuma". Senador, o que é "celeuma"? Não, não responde. Lá vai:

   celeuma
substantivo feminino
  1. 1.
    agitação barulhenta; algazarra, alvoroço, tumulto.
  2. 2.
    canto ou vozearia com que barqueiros ou marinheiros ritmavam seu trabalho.





(Fotos: Pedro França/Agência Senado)