Ok! Você já viu pelo menos um filme com a temática do "loop temporal" (quando alguém fica "preso" no tempo e revive uma situação interminavelmente). O mais famoso é "Feitiço do Tempo" (1993) com Bill Murray e direção de Harold Ramis.
Aqui, o filme é "Mate ou Morra" (2021) uma ficção científica com ação e suspense dirigido por Joe Carnaham e roteiro dele mesmo. O personagem principal é Roy Pulver (Frank Grillo) um veterano das Forças Especiais aposentado que fica preso no tempo e precisa reviver a morte dele todo santo dia. E para "reviver" ele é obrigado a morrer, também todo dia, nas mais diversas situações. A saga de Roy (bem interpretado por Grillo) é descobrir quem o deixou nessa "sinuca de bico" e como sair dela.
Ainda no elenco: Mel Gibson que vive o vilão. Atenção: Não "caia" naquela avaliação de que ele está fazendo pequenos papéis em qualquer filme pra "pagar os boletos". O personagem é legal e Gibson está honesto na interpretação. Mesma coisa se pode dizer de Naomi Watts que faz uma cientista e ex-mulher de Roy.
Michelle Yeoh faz uma ponta. Mas com "catigoria". Ela é uma mestre em artes marciais e especialista em espadas.
O bacana do filme, também, é que ele faz referências a outros filmes e tem uma grande pitada de humor ácido.
Destaques ainda para a fotografia, efeitos especiais e edição. Muita criatividade e aquele ritmo de "graphic novel". Ou, "aportuguesando" mesmo, história em quadrinhos.
* O filme está disponível na Netfflix.