As convenções partidárias vão ser realizadas só no ano que vem para a escolha dos candidatos às prefeituras. A eleição é em Outubro de 2024. Até o resultado da reunião dos partidos, pesquisa é pura sondagem pra saber como está o "humor dos eleitores", o que pensam aqueles que vão para as urnas.
Mas você acha que os partidos e os (possíveis) candidatos também não fazem pesquisas com meio ano antes, com um ano antes, pra "sondar o terreno"? É assim que nascem (ou são enterradas!) candidaturas.
Algumas especulações, no entanto, têm algum fundo de verdade. 1. O ex-prefeito e deputado federal Luciano Ducci (PSB) vem sendo cortejado por políticos de centro-esquerda. 2. Ele mesmo se apresenta como alguém que iria "para o sacrifício" se "as bases quiserem"... como se candidatar fosse algo "terrível" para um político. 3. Ele lidera 4 de um total de 5 cenários estudados pela Paraná Pesquisas que apresentou o levantamento nessa terça-feira. 4. Só perde quando o nome de Deltan Dallagnol é colocado como opção. 5. Mas Deltan tem um problema: Ele é considerado ficha suja pela Justiça Eleitoral e teve o mandato de deputado federal cassado. 6. Ney Leprevost (União Brasil) também é um nome a ser considerado. Em quatro levantamentos ele aparece em segundo lugar. 7. O atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSD) por enquanto "patina". Não aparece nem em segundo em todos os cenários. Mas lembremos que ele vai contar com o peso pesado dos apoios do atual prefeito Rafael Greca (PSD) e do governador Ratinho Jr (PSD). 8. A esquerdona "pura" (leia-se PT) é que precisa se "espertar". Se parte da esquerda vê com bons olhos a candidatura Ducci, há petistas que ainda resistem e estudam uma candidatura própria. Tipo dos deputados federais Carol Dartora ou Zeca Dirceu. 9. O ex-prefeito Beto Richa (PSDB), que ocupou 2 mandatos seguidos, não é lá muito lembrado: Aparece em quarto lugar num dos cenários.
Veja todos os 5 cenários. A Paraná Pesquisas ouviu 805 eleitores entre os dias 26 e 29 de outubro. Margem de erro de 3,5 pontos percentuais.
Cenário 1
- Luciano Ducci – 25,6%
- Rosangela Moro (Esposa do ex-Juiz Sergio Moro) – 15,3%
- Eduardo Pimentel – 14,7%
- Paulo Martins – 11,4%
- Carol Dartora – 6,6%
- Maria Victória – 6,6%
Cenário 2
- Deltan Dallagnol – 15,5%
- Ney Leprevost – 14,7%
- Luciano Ducci – 14,5%
- Beto Richa – 13,7%
- Eduardo Pimentel – 10,8%
- Paulo Martins – 7,5%
- Carol Dartora – 5,5%
- Maria Victória – 4,1%
Cenário 3
- Luciano Ducci – 19,8%
- Ney Leprevost – 16,3%
- Deltan Dallagnol – 15,8%
- Eduardo Pimentel – 12,4%
- Paulo Martins – 8,2%
- Carol Dartora – 6,1%
- Maria Victória – 5,6%
Cenário 4
- Luciano Ducci – 22,4%
- Ney Leprevost – 19,0%
- Eduardo Pimentel – 14,0%
- Paulo Martins – 12,3%
- Carol Dartora – 6,7%
- Maria Victória – 6,1%
Cenário 5
- Luciano Ducci – 28,1%
- Ney Leprevost – 19,8%
- Eduardo Pimentel – 17,5%
- Carol Dartora – 9,4%
Obs: Na foto aparecem ainda 2 pré-candidatos que não estão na pesquisa: O deputado estadual Goura (PDT) e Fernanda Dallagnol, mulher do deputado federal cassado Deltan Dallagnol.