Quem teria feito o ataque? Se foi na Faixa de Gaza... os palestinos é que não tentariam destruir ambulâncias e caminhões que levavam ajuda para eles. O Hamas muito menos (imagino!)...
Foi nessa terça-feira, 7. Cinco caminhões com ajuda humanitária e dois veículos da Cruz Vermelha Internacional sofreram o ataque. A CV que se disse "muito preocupada" afirmou: "O Direito Internacional Humanitário estabelece que todos os envolvidos numa guerra devem respeitar e proteger os trabalhadores humanitários".
Apesar do ataque, o Comitê Humanitário informou que os suprimentos médicos foram entregues a hospitais e que um motorista ficou ferido.
Não digo que "a humanidade não deu certo". Mas afirmo que boa parte da humanidade não deu certo. Veja essa: Em um mês de bombardeio de Israel em Gaza, 37 jornalistas já foram mortos. Do total, 32 eram palestinos. É mais do que o dobro do número de profissionais de imprensa foram mortos em 20 meses de guerra entre Rússia e Ucrânia.
Além das mortes, o Comitê de Proteção a Jornalistas denuncia ameaças, prisões arbitrárias, tentativa de censura, ataques à famílias de jornalistas e à Redações.
Não há nada mais desumano do que tentar impedir ajuda humanitária.