O contrato para a obra chegou a ser assinado pelo governo do estado com o consórcio Nova Ponte que venceu a licitação no fim do ano passado. A obra está orçada em quase 387 milhões de reais e o prazo de execução é de 32 meses. A construção é um antigo sonho de moradores e de veranistas. Há pelo menos 30 anos se fala nesse projeto. Lembro que Álvaro Fernandes Dias (Podemos) quando foi governador do Paraná (1987-1991) tinha a intenção de realizar a ponte. Chegaram até a estudar um projeto....
Aí... quando parece que finalmente a obra sairia do papel e as pessoas diziam "Agora vai!", eis que... a 11ª Vara Federal de Curitiba mandou suspender a realização do projeto. A juíza Silvia Brollo atendeu a um pedido nobre e plenamente justificável do Ministério Público Federal: A preocupação com o meio ambiente.
A magistrada suspendeu a licença prévia até que o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental sejam aprovados pelo ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O governo estadual informou que vai recorrer e que vem cumprindo todas as formalidades que são precisas para a construção.
Concluída, a ponte deve ter um quilômetro e duzentos metros de pista. Se for contar as áreas de acesso dos dois lados, chega a aproximadamente 3 quilômetros. Serão quatro pistas de rolamento.
Bora Pensar! amiga/amigo: Com o serviço de ferryboat nem sempre em boas condições - é só lembrar do verão passado, desde que atenda à todas as exigências da Justiça e do Meio Ambiente, a ponte é muito necessária para ligar Matinhos a Guaratuba.