quarta-feira, 25 de outubro de 2023

LULA: DE FRENTE PARA A EUROPA E DE COSTAS PARA O BRASIL?

    


    Pesquisa Genial/Quaest divulgada nessa quarta-feira, 25, mostra que Lula (PT) é bem avaliado "com folga" pela população: 54% aprovam e 42% desaprovam. Mas a aprovação caiu 6 pontos percentuais em relação ao último levantamento. 
    Para o professor Felipe  Nunes. diretor da Quaest, a principal explicação é econômica: "Essa piora na avaliação da economia se deveu a percepção da maioria que as contas de água, luz e telefone aumentaram no último mês, que o preço dos alimentos e dos combustíveis também subiu recentemente".
    O que "pega", também, são as viagens de Lula ao exterior: 55% dos entrevistados avaliam que é "excessiva" a quantidade de viagens do presidente contra 37% que acham "adequada".
    Fato é que Lula disse, quando assumiu, que precisava "recolocar o Brasil no mapa" porque havia virado um pária internacional no governo Bozo (PL). Agora - e depois das cirurgias - iria se dedicar mais aos problemas (que são muitos!) internos. Tanto é que ontem, terça, já participou do anúncio do projeto "Sertão Vivo" para ajudar agricultores do semiárido do Nordeste.
    E uma outra informação importante: A maneira como a população se informa. Eleitores de Lula buscam notícias na televisão. Eleitores do Bozo se informam pelas redes sociais, sites e portais de notícias.
    A pesquisa ouviu 2.000 pessoas em 120 cidades de todas as regiões entre os dias 19 e 22/10. Margem de erro de 2,2 p.p.
    E o que esse povo quer: Que o presidente olhe mais para dentro do país.