segunda-feira, 2 de outubro de 2023

ARGENTINA: EM DEBATE, MILEI, O "BOZO HERMANO", NEGA QUE HOUVE 30 MIL MORTOS NA DITADURA

   
Milei e Massa


     Primeiro debate dos candidatos à Presidência da Argentina (a eleição é dia 22 de outubro) e a discussão ficou polarizada entre o atual ministro da Economia, Sergio Massa, e o candidato de extrema direita, Javier Milei, que defende um "capitalismo libertário". 
    Um momento polêmico do encontro foi quando Milei afirmou que o número de mortos pela ditadura militar "não foi tão grande": "Fomos classificados como fascistas, o que não tem nada a ver com isso. Valorizamos a visão da verdade e da Justiça, e a primeira verdade é que não houve 30 mil desaparecidos. As forças do Estado cometeram excessos, nas  os terroristas de Montoneros e do ERP torturaram pessoas, mataram e cometeram crimes contra a humanidade. Não concordamos com o trabalho dos Direitos Humanos".
    Para Massa, "o desafio há 40 anos é cuidar do legado da memória, da verdade e da Justiça. Um caminho que iniciamos com o julgamento da junta [militar] e terminamos com a condenação dos repressores".
    Sobre Economia, o "calcanhar de Aquiles" dos hermanos, Milei mandou: "Se continuarmos assim, em 50 anos seremos a maior favela do mundo. Vamos reduzir os impostos, privatizar as desastrosas empresas estatais, desregulamentar a economia e fechar o Banco Central".
    Já Massa defendeu a tese: "Devemos deixar de ser mendigos para sermos soberanos. Houve erros deste governo que prejudicam as pessoas. A Argentina tira mais dólares do país do que traz. Propomos uma moeda digital que permita o comércio global junto com uma lei de lavagem de dinheiro que permita a quem tem dinheiro no exterior, trazê-lo. Aumentaremos as penas para os evasores que fogem para não pagar impostos e promovermos um programa de desenvolvimento das exportações".
    Sergio Massa concluiu: "Não vá às urnas com raiva ou medo, Vá com esperança".
    Ao todo são 5 candidatos. Mas as pesquisas apontam segundo turno entre Milei e Massa.
    Sobre a afirmação de Milei de que a ditadura militar "não foi tão violenta assim", fica a sugestão pra quem quiser conhecer melhor aquele período: assistir ao filme "1985" (com Ricardo Darin) que está disponível, por exemplo, no streaming Prime Video. A produção mostra o julgamento e a condenação dos oficiais que participaram da ditadura.
    Julgamento que não teve no Brasil...