sexta-feira, 8 de setembro de 2023

"O MONSTRO DA ERA ATÔMICA": A DÉCADA EM QUE OS ESTADOS UNIDOS "SE PELARAM DE MEDO" DO DESCONHECIDO

    


    O nome que deram em português já é um "migué": "O Monstro da Era Atômica". Nada a ver com o original "The Cosmic Man" ("O Homem Cósmico", 1958). O título em inglês tem mais a ver com a "verdade" (isso se você acredita em discos voadores e em seres extraterrestres...). 
    Mas o quê a distribuidora no Brasil pensou ao dar esse nome, digamos, "genial"? É que nas décadas de 50 e 60, os americanos tinham duas "neuras": Discos voadores e o comunismo. Era a época da Guerra Fria e todo cuidado era pouco com as ameaças que pairavam sobre a terra do Tio Sam.
    É da década de 50 a maioria dos filmes de extraterrestres. São vários. É pelo menos um ou dois por ano. Se você pe.squisar no YouTube vai descobrir as opções. 
    É o caso de "O Monstro da Era Atômica": Na área rural de um vilarejo (que nunca aparece...) surge um objeto voador não identificado em forma arredondada. Parece um limão siciliano ou uma laranja. Depende do teu gosto ou da tua criatividade... Da nave esférica sai uma criatura (com a forma humana, diga-se de passagem....) que usa um óculos "fundo de garrafa", um chapéu "atochado" na cabeça e um casacão "a lá filmes de gangsters"
    O homem - ou ET...- apesar de todo o suspense, vem em missão de paz. Está aqui para defender o desarmamento nuclear , interagir com dois cientistas que estudam possíveis novas armas atômicas (olha o Oppenheimer aí, gente!) - lembre-se que estamos em 1958.... - e, de quebra, ainda ajudar um garoto que tem deficiência física e não consegue andar.
    Falemos de alguns integrantes do elenco: John Carradine (sim! Esse nome é conhecido, ele foi pai de David Carradine que fez o famoso "Kung Fu" na TV) é o homem que veio do cosmos. John foi um especialista em papéis de filmes "tipo B". Bruce Bennet e Walter Maslow fazem os cientistas. Sobre Bruce tem uma curiosidade: Atleta olímpico, ele ficou notabilizado por trabalhar em filmes do Tarzan. Mas no começo da carreira, levou azar: Na primeira vez que fez o teste no estúdio perdeu a vaga para o mais famoso de todos: Johnny Weismuller. 
    Angela Greene, a única mulher do elenco, faz a mãe do garotinho Ken. Na vida real, Angela namorou um tenente da marinha chamado John Kennedy...
    Scotty Morrow, hoje com 77 anos, fez o garoto Ken Grant que sofria de deficiência física. O ator começou muito cedo no mundo da interpretação. Ainda criança pequena, fez um comercial com uma garota-propaganda chamada Norma Jean Baker, que trocaria de nome pra ser a estrela Marilyn Monroe. Era uma publicidade de sabão em pó e Baker fazia uma mãe bem jovem com a criança no colo.
    Na televisão, Morrow trabalhou na série Lassie. No ensino médio (antigo segundo grau) foi colega da atriz Sally Field. Ele e o irmão mais velho Brad fizeram trabalhos com Marilyn Monroe. Brad participou do filme "O Inventor da Mocidade" (1952). Scotty, além do comercial com a atriz, chegou a fazer testes para uma trilogia com Monroe. Ele estava com 10 anos, mas o projeto foi cancelado por causa de desentendimentos com o agente de Marilyn.
    Do diretor Herbert Greene sabe-se pouca coisa. Ele trabalhou mais como assistente de direção do que como diretor. Há o registro de apenas 4 filmes . Nenhum grande sucesso.
    Todas as produções dele são de uma "segunda prateleira", "tipo B".
    "O Monstro da Era Atômica" é trash total! Mas vale a pena assistir (fique tranquilo, dura apenas 1h12min), pra "sentir o clima" que havia nos EUA naquela época sobre as "ameaças" que vinham de fora...

    * O filme está disponível de graça no YouTube. Legendado. Tem uma versão colorizada e uma em preto e branco.