Bora Pensar! Bozo (PL) nomearia um juiz "petista" para o STF? Claro que não! Indicou dois e os dois eram "de sua confiança": André Mendonça e Nunes Marques. Assim como Lula (PT) que, esse ano, tem "direito" a duas indicações, também escolhe nomes, digamos, "simpáticos" a ele. Um já foi: Cristiano Zanin, que assumiu o cargo nessa quinta-feira. Faz parte do "jogo". E se for "jogado dentro das 4 linhas" da lei, nenhum problema.
Agora, analistas videntes afirmam: "Zanin tem de deixar de ser o advogado do Lula". Quem faz esse tipo de afirmação, desconhece, totalmente, a história recente do Supremo Tribunal Federal e suas "escolhas" pelos presidentes da República.
Comecemos por FHC: Você sabia que a indicação de Gilmar Mendes é dele? Poisintão...Gilmar saiu de um campo conservador para "flertar" com a ala progressista da sociedade. Lula apresentou o nome de Joaquim Barbosa, primeiro negro do STF. Imaginava-se que ele teria perfil "de esquerda". Que nada! Ficou longe do Partido dos Trabalhadores e "ferrou" Lula no mensalão. Luiz Inácio também indicou Carmen Lúcia. E em algumas vezes ela votou contra os interesses do atual presidente. Ainda da "cota" de Lula tem o Dias Toffoli. Dilma indicou outros dois: Luís Roberto Barroso e Edson Fachin. Luiz Fux e Rosa Weber também foram do "lote" do PT. Ambos assumiram em 2011.
O histórico de decisões tem mostrado que os ministros votam de acordo com a lei e suas convicções de Justiça e não "por interesse" de quem os nomeou. Vamos pegar um exemplo decisivo para o país nos últimos tempos: Em 2018, Lula estava para ser preso e entrou com pedido de habeas corpus preventivo na suprema corte. O resultado foi apertado: O petista perdeu por 6 a 5. Votaram contra a concessão: Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Carmen Lúcia. Votaram a favor do habeas Corpus: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello.
Como todo mundo sabe, Lula acabou preso e ficou 580 dias atrás das grades.
Cristiano Zanin é um magistrado novo. Tem apenas 47 anos e deverá ficar no cargo até 2050. É bastante tempo pra gente acompanhar e ver para onde vão os votos dele.