quarta-feira, 30 de agosto de 2023

A IMAGEM É TUDO: ZANIN "BATE TAMBOR" COM SONIA GUAJAJARA E POSA PARA FOTO

   


 O ministro do STF, Cristiano Zanin, posou para fotos ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Foi nessa terça-feira. Teria sido uma "visita de cortesia" da ministra e eles aproveitaram para falar sobre o julgamento do marco temporal que será retomado nessa quarta-feira, 30.
    O voto de Zanin é um "mistério". Mas Guajajara lembra que "o STF é fundamental para a defesa e garantia dos direitos constitucionais dos povos indígenas." O marco temporal determina que os povos indígenas só teriam direito a reivindicar terras já ocupadas por eles no dia da promulgação da Constituição em 5/10/1988. Como está a votação? Está em 2 a 1 contra o marco. O julgamento se arrasta desde 2021.
    O ministro Edson Fachin, relator do processo, votou contra o marco temporal para a demarcação das terras. Alexandre de Moraes votou do mesmo jeito. Nunes Marques discordou e votou a favor do marco que limita a expansão de terras indígenas. 
    Essa foto Guajajara-Zanin é bom pra quem? Para a ministra é apenas o cumprimento de um protocolo. Mas para Zanin é representativa. Pois o universo sabe que estar ao lado da liderança indígena passa a imagem de "simpatia pela causa", mesmo que ele acabe votando contra. 
    E melhorar a imagem com os setores progressistas da sociedade é o que o novo ministro do Supremo mais precisa no momento. Desde os primeiros votos no STF tem demonstrado ser muito conservador quando o assunto é comportamento.
    Acho - só acho - que até os bozomínions ficaram surpresos com o perfil do juiz.
    Quem sabe a "batida de tambor" dos povos indígenas abra um pouco a mente de Cristiano Zanin para a pluralidade da sociedade.