terça-feira, 4 de julho de 2023

DEIXEM ELIS REGINA DESCANSAR EM PAZ!

   


     Pra comemorar 70 anos no Brasil e o lançamento do ID.Buzz ( a "Kombi elétrica") no país, a Volkswagen faz uma campanha publicitária usando a chamada "inteligência" (oi?) artificial. A tecnologia permitiu reunir as cantoras Elis Regina (que morreu em 1982) e a filha dela, Maria Rita. No filme, ambas dirigem veículos da marca alemã e cantam uma canção de Belchior, "Como Nossos Pais", que já havia sido gravada por Elis.
    Na opinião desse humilde escriba, a gaúcha Elis Regina divide com a baiana Gal Costa o título de melhores cantoras brasileiras. Pela potência de voz, afinação, ritmo, dicção, emoção ao cantar. Maria Rita também está entre as boas cantoras. Como diz aquele ditado "tem a quem puxar".
    Mas não é essa a "discussão". Falemos do comercial da Volks. É emocionante, bem produzido tecnicamente e a música de Belchior é muito bonita, mas usada em contexto errado. A letra fala sobre a ditadura militar no Brasil.  
    A grande preocupação é: Elis Regina teria topado participar da propaganda? Há uma diferença enorme entre essa publicidade e uma feita pela Bradesco Seguros em 2020. Naquela foi usada apenas a voz da cantora. Aqui ela foi "recriada" como se estivesse viva.
    O debate sobre o uso da imagem de artistas (cantores ou atores) já chegou até Hollywood. Lá se discute se é ético "reproduzir em laboratório" atrizes ou atores que já morreram e fazer filmes novos com eles. 
    Que eles fiquem eternos apenas em filmes e discos que já gravaram. E, principalmente, em nossas memórias. 
    Veja o vídeo.

(fonte: Youtube)