quinta-feira, 6 de julho de 2023

"A BOLHA ASSASSINA": STEVE McQUEEN ESTRELA UM FILME "TRASH" PRA VIRAR ASTRO DO CINEMA

    


     Steve McQueen é considerado um dos melhores atores do cinema. É chamado de o astro "mais cool" de Hollywood. Ou seja, sempre foi muito admirado "sem precisar fazer força" para isso. O cara bacana, que, por exemplo, qualquer roupa que vista fica bem nele. Pode ser charmoso sem ser bonito. Por aí...
    O talento nato mais essa "aura cool" ajudaram o ator a fazer uma série de filmes muito bons: ""Sete Homens e Um Destino", "Bullitt", "Fugindo do Inferno", "Papillon", "Inferno na Torre", só pra citar alguns.
    A carreira no cinema começou aos 26 anos. E no terceiro filme já emplacou o papel principal.. Foi em "A Bolha Assassina" (EUA, 1958). Começava a surgir um astro que muitos diziam ser o sucessor de James Dean (1932-1955). O filme, dirigido por Irvin S. Yeaworth Jr (de quem não se tem notícia de ter dirigido alguma outra produção) é um clássico representante do gênero trash
    A história: Um meteoro cai na Terra numa cidadezinha do interior da Pensilvânia. Steve Andrews ( McQueen) decide ir até o local com a namorada e descobre que do aerolito sai uma substância gosmenta e rosa (eca!) parecendo chicletes de tutti frutti ... A dita bolha assassina devora pessoas pra se alimentar. E vai crescendo... crescendo...engordando. Uma coisa que não fica claro é como ela se desloca pela cidade. 
    Cabe ao nosso jovem herói descobrir um jeito de acabar com o chicletão.
    Apesar de ser um "trash movie", tem lá seus momentos de tensão (afinal, em teoria é um filme de terror), drama, romance... e "pegas de carro". Sim! pois McQueen despontava como o novo "rebelde sem causa" legítimo representante da "juventude transviada".
    E os anos 50 foram marcados por quase um "gênero" no cinema americano: Os Discos Voadores. Sem trocadilho, a "nóia" dos americanos estava no ar... guerra fria, comunismo... eles precisavam buscar um símbolo para as novas "ameaças" que surgiam. Os ETs representaram isso naquela década. Três exemplos dessas produções: "O Disco Voador" (1950), "A Invasão dos Discos Voadores" (1956) e "Invasão do Homem do Disco Voador" (1957).
    Mas se a história que McQueen representa é "trash", os efeitos são toscos e a "Bolha" parece um chicletão, então o filme é ruim? 
    Se você analisar sobre a importância dele na carreira do ator, dá pra dizer que é até um "cult" daquela época. Por um motivo muito especial: Apresenta Steve McQueen para o mundo como astro
    E não é do espaço. É daqui, de Terra firme!


McQueen preparado pra enfrentar o chicletão


* O filme está disponível no canal Looke do Now