segunda-feira, 12 de junho de 2023

SILVIO BERLUSCONI: A MORTE DO SÍMBOLO DA ULTRADIREITA EUROPEIA

    


    Nessa segunda-feira, 12, morreu em Milão, norte da Itália, o ex-primeiro ministro Sílvio Berlusconi. Ele estava com 86 anos e sofria de leucemia. Empresário milionário, dono de emissoras de televisão, jornais, editora de livros e de um time de futebol (o Monza, da primeira divisão), entre outros negócios, entrou para a política na década de 1990. Isso representou o "pontapé inicial" para a volta da ultradireita e do populismo ao poder no país e no restante da Europa. Tão poderoso, queria um partido pra "chamar de seu". Fez isso fundando o "Força Itália", que apoia o governo atual de extrema direita comandado por Giorgia Meloni.
    Sujeito controverso, não foi o melhor exemplo de cidadania. Primeiro-ministro por quatro vezes, distribuiu frases racistas e sexistas pra quem quisesse (ou não quisesse...) ouvir. Foi réu em quase 40 processos. Entre eles acusações de corrupção e de prostituição infantil.
    A atual mulher de Berlusconi era a deputada Marta Fascina de 33 anos.  A filha mais velha, Marina, 57 anos, é presidente do grupo de empresas da família. De acordo com a revista Forbes, os Berlusconi tem a quarta maior fortuna do país: 6,9 bilhões de dólares (33,7 bilhões de reais).
    Sílvio Berlusconi, de uma certa maneira, teve ligações com o Brasil: Barbara, filha dele, foi namorada de Alexandre Pato quando ele jogou no Milan (outro time que também pertenceu ao ex-primeiro ministro).
    Pessoa controversa, Berlusconi ficou conhecido, também, pelas frases inacreditáveis que disse. Veja algumas delas:

    “Eu sou o Jesus Cristo dos políticos. Sou uma vítima paciente, tolero a todos, me sacrifico por todos.” (2006)

    “Eu nunca paguei uma mulher. Nunca entendi onde está a satisfação quando não há o prazer da conquista”. (2009)

    “A Itália é hoje um grande país para se investir. Temos poucos comunistas e aqueles que ainda o são, negam. Outra razão pela qual investir na Itália: temos belas secretárias. Garotas soberbas!” (2003)

    “Precisaríamos de um número tão grande de soldados quanto o de mulheres bonitas na Itália”. (2009)

    “Eles vivem me chamando de anão, mas sou mais alto que Sarkozy e Putin”. (2008)

    “Moças, eu tenho uma missão para vocês no dia das eleições: cozinhem. Coisas doces e sofisticadas, por favor. Tragam os pratos para o local de votações. As mais ousadas podem tentar fazer uma torta, as mais habilidosas, profiteroles”. (2008)

    “Barack Obama sendo jovem, bonitão e bronzeado vai combinar perfeitamente com você” (2008). Frase dita ao então presidente russo Dmitri Medvedev.

    “Um paciente com Aids pergunta ao seu médico se o tratamento com areia lhe fará algum bem. ‘Não’, o doutor responde, ‘mas você vai aprender a viver debaixo da terra’.”

    “Mussolini nunca matou ninguém. Mussolini costumava mandar pessoas para férias em exílio interno.”


Bárbara e Pato