Roger Moore, Dean Martin, Sammy Davis Junior, Farrah Fawcett, Burt Reynolds, Jackie Chan, Peter Fonda, Bianca Jagger.... e tantos outros menos conhecidos. "Quem Não Corre, Voa" (EUA, 1981) é uma daquelas comédias nonsense. O filme conta a história de uma corrida ilegal de Connecticut à Califórnia. Foi inspirado em uma corrida verdadeira chamada "Cannonball Run". Brock Yates escreveu uma série de reportagens sobre ela que foram publicadas na revista "Car & Drive". A última competição aconteceu em 1978.
Como era uma "corrida maluca", valia qualquer tipo de veículo: Ferrari, Lamborghini, Subaru, camionete de cabine dupla e até uma ambulância "pilotada" por Burt Reynolds, o eterno canastrão do cinema. Dean Martin e Sammy Davis se disfarçam de padres; Peter Fonda é o líder de uma gangue de motoqueiros (!), Farrah é a bela loira "sequestrada" pelo personagem de Reynolds; Bianca Jagger faz uma ponta no comecinho do filme. E Roger Moore é o milionário inglês excêntrico Seymor Goldfarb Jr. Mas o personagem dele sempre assina como "Roger Moore" e cada vez que aparece (dirigindo um Aston Martin!) toca a música tema de 007. Na época, Moore era o astro da franquia James Bond. E em cada cena está com uma namorada diferente...
"Quem não corre, voa" era para ser um filme de ação. Steve McQueen deveria fazer o papel principal. Mas com a morte do ator, Burt Reynolds foi contratado e o filme virou uma comédia.
O diretor Hal Needham com certeza estava preocupado para que um carro, em especial, não fosse destruído: A Ferrari 308. O bólido era dele e o emprestou para as filmagens.
* O filme está disponível no streaming Prime Video